segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Qualquer embarcação para longe

*
Por Germano Xavier


"Lo que antes me enseñó lo guardo! Es aire,
incesante viento, agua y arena."
(Pablo Neruda)

há motivos para amá-lo:
olhá-lo, entre emissões do sol
e agudas ondas de espuma branca,

unge-me, carne e alma,
o verbo mais raro.

a dor, outra palavra para o amor,
coisa azul-esverdeada e sem lugar,
serve-se em regular as fases de maré
que blindam
nossas alvas vaidades.

o mar,
professor de movimentos,
cobaia para o azul dos céus,
capaz de qualquer patente,
assevera em mim

o coração caudaloso.

suas águas de saudade,
seus moinhos insolventes,
seus ministérios de corais,
suas radiais dobras no horizonte...

o mar salgado, de úmidos seres,
de onde evoluem as emboscadas,

o mar que me agride quando o ouço,
imperiosa música para cais.

mar,

herói de nossos cansaços,
pessoa máxima das lágrimas,
hiato das belezas em arremate:

- em dito teu fim, o que nos sobra?

a manta
de tuas cores areais,
saúdam em mim por armas, suores,
que lançado em teus braços infindos,
podemos

ser de tudo de tão mínimos
e amantes (mesmo que)
em vis instantes.

Praia de Porto de Galinhas-PE, novembro de 2015.


* Imagem: Germano Xavier

Nenhum comentário: