segunda-feira, 11 de maio de 2015

Apontamentos sobre a estruturação silábica

*
Por Germano Xavier


No Português Brasileiro (PB), a estrutura silábica básica é naturalmente formada de vogais (V), consoantes (C) ou semivogais (V’). As vogais são os únicos elementos, dos três que perfazem a estrutura silábica, cuja presença é obrigatória, sempre ocupando o setor denominado de núcleo (pico silábico). Sendo assim, semivogais e consoantes ocupam as porções periféricas da sílaba.

Dentro dessa estruturação, há o ATAQUE (onset silábico), a CODA SILÁBICA e a RIMA, além do já citado NÚCLEO (pico silábico). O Ataque é o elemento pré-vocálico (isto é, pré-nuclear) e pode ser preenchido por uma ou duas consoantes; a Coda é o elemento pós-vocálico e pode ser ocupada por uma ou mais consoantes; a Rima é o nome que se dá à junção dos elementos integrantes do Núcleo com a Coda. Neste jogo, tanto a Coda quanto o Ataque podem aparecer não preenchidos.

Cabe ressaltar, ainda, que a sílaba é a primeira representação de organização de ordem fonológica de uma língua. No Português Brasileiro (PB), a estruturação supracitada se dá em tais moldes explicitados, o que pode variar em outras línguas mundo afora.

A quantidade de vogais em uma determinada palavra indica a sua respectiva quantidade de sílabas (no Português Brasileiro). O Ataque com a presença de apenas uma consoante é chamado de Ataque Simples (onset simples), quando conta com duas consoantes é denominado de Ataque Complexo (onset complexo), que também possui a característica de dar origem ao fenômeno conhecido por Encontro Consonantal Tautossilábico.

Para a Coda com uma só consoante, a terminologia dada é a de Coda Simples. Quando existir mais de uma consoante nesta posição, chamaremos de Coda Complexa.

No Português Brasileiro, os tipos de sílaba são classificados em: 

Silábas Simples – possui apenas um núcleo silábico;
Silábas Complexas – possui núcleo precedido por consoantes;
Silábas Abertas ou Livres – não possuem Coda Silábica;
Sílabas Fechadas ou Travadas – possuem Coda Silábica.

São exemplos de sílabas formadas com semivogais: 

VV’ – VV’C – CVV’ – CVV’C – CV’V – CV’VC – CV’VV’C

Para a questão do Vocábulo Fonológico, consente-se de que se dá quando da junção de palavras que possuem apenas um momento de pronúncia, a citar as palavras aguardente e entretanto. Outro caso a se destacar dentro dessa esfera é o dos Clíticos (dois ou mais elementos lexicais com um único vocábulo fonológico em decorrência da atonicidade de um deles), a citar os exemplos de “os amigos me cobraram” (osamigos e mecobraram).



BIBLIOGRAFIA

SEARA, Izabel et al. Fonética e Fonologia do Português Brasileiro. UFSC. 2011. Disponível em http://goo.gl/tQy90q. Acesso em 11 de maio de 2015.

* Imagem:  https://www.ufpe.br/cead/eletras/fonologia/index.php?pag=cap6

Nenhum comentário: