sexta-feira, 25 de julho de 2014

Nada muito sobre filmes

*
Por Germano Xavier

algumas palavrinhas facebookianas sobre filmes que andei assistindo...



O ILUMINADO

Salve, salve, bucaneiros! Acabo de assistir ao filme O ILUMINADO (THE SHINING). Lançado em 1980, a película é mais uma grande produção do diretor Stanley Kubrick. Quem gosta do gênero Terror/Suspense não pode ficar sem vê-lo. É tensão e angústia do começo ao fim. Fotografia e música surpreendem. O enredo é baseado no livro homônimo de Stephen King. As atuações de Jack Nicholson e Shelley Duvall impressionam. O ILUMINADO possui todos os ingredientes de um verdadeiro clássico do cinema. Recomendo a todos os mortais!

A EXCÊNTRICA FAMÍLIA DE ANTÔNIA

Salve, salve, bucaneiros! Acabo de assistir (rever) a um filme de que gosto muito: A EXCÊNTRICA FAMÍLIA DE ANTÔNIA (1996), da diretora Marleen Gorris. O filme é um relato sobre o tempo e sobre como a vida e a morte estão intimamente ligadas por um fio inquebrantável, indivisível. Os dois elementos, destarte, ganham ares de igual beleza e dor. Tudo passa, pois tudo deve passar. Tudo vive, tudo morre. E nada nem ninguém morre para sempre. Recomendo a todos os mortais!

HISTÓRIA REAL

Salve, salve, bucaneiros! Acabo de assistir ao estupendo filme THE STRAIGHT STORY (História Real), de 1999 e direção de David Lynch, este monstro do cinema. Um dos filmes mais lindos e emocionantes de toda a minha vida! "Eu sou o Alvin, eu sou o Alvin!" - gritei dentro de mim após o desfecho da última cena. Parecia que era eu quem estava atravessando os Estados Unidos em cima de um cortador de gramas! Se não fui eu, em verdade eu estava lá no reboque ou no meio das tralhas do Alvin a percorrer o orgulho de uma vida para acertar contas com o tempo perdido. Que lição de vida, Iara Fernandes! E que final! Lágrimas, lágrimas, como é bom estar vivo e sentir tudo isso! Ninguém pode morrer sem antes ver este filme! Doce e feroz, manso e atroz, nós caçadores de nós! Recomendo a todos os mortais!

A BELA DA TARDE

Acabo de assistir ao filme BELLE DE JOUR (A Bela da Tarde), drama francês de 1967 com Catherine Deneuve no papel da protagonista e direção de Luis Buñuel. Atmosfera onírica, conflitos consciente-inconscientes, busca pela liberdade individual e pelo prazer acima de qualquer consequência. Mais um belo exemplar da arte que "brinca" com o tema do "duplo" no ser humano. No fundo, Séverine Serizy é um reflexo de todos nós. Um filme maiúsculo. Recomendo a todos os mortais!

CORAÇÃO SELVAGEM

Acabo de assistir ao filme WILD AT HEART (Coração Selvagem), de 1990. Mais um belo trabalho do diretor David Lynch, que possui muitas influências surrealistas em sua obra. A película é uma ode ao amor vagabundo, ao amor fora-da-lei. Um filme sobre "Errância" (tema que muito mexe comigo) e com muita estrada cortada ao sol empoeirado dos Estados Unidos. Com Elvis Presley ao fundo na trilha sonora e também muitas referências diretivas ao clássico da literatura O Mágico de Oz, não há como resistir aos seus encantos de drama. Recomendo a todos os mortais!

UM CÃO ANDALUZ

Acabo de assistir ao filme UN CHIEN ANDALOU (Um Cão Andaluz), de Luis Buñuel em parceria com Salvador Dali. De 1928, a película é considerada o primeiro e o maior expoente do movimento surrealista no cinema. Para incorporar, não para entender, tal qual a poesia. Recomendo a todos os mortais!

VELUDO AZUL

Acabo de assistir ao filme BLUE VELVET (Veludo Azul), do diretor David Lynch. Mais um clássico dos anos 80 do século XX. Suspense com boas doses de surrealismo. Trilha sonora muito bonita. Em vários momentos, lembrou-me PULP FICTION, de Tarantino. Recomendo a todos os mortais!

PULP FICTION

Acabo de assistir ao filme PULP FICTION - TEMPO DE VIOLÊNCIA (1994), considerado por muitos a obra-prima do diretor Quentin Tarantino.

"O caminho do homem justo é rodeado por todos os lados pelas desigualdades do egoísmo e da tirania dos homens maus. Bem-aventurado aquele que, em nome da caridade e da boa vontade, pastoreia os fracos pelo vale das trevas, pois ele é verdadeiramente o guardião do seu irmão e o descobridor das crianças perdidas. E derrubarei sobre ti, com grande vingança e furiosa raiva, aqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos. E você saberá que o meu nome é Senhor quando eu derramar minha vingança sobre você." Ezequiel 25:17

Recomendo a todos os mortais!

TAXI DRIVER

Acabo de assistir ao filme TAXI DRIVER (1976), do diretor Martin Scorsese. Robert de Niro em grande atuação e Jodie Foster bem novinha. Uma película sem igual. A narrativa lembra muito o conto O COBRADOR, de Rubem Fonseca. Recomendo a todos os mortais!

A MOSCA

Acabo de assistir ao filme A MOSCA (The Fly), do diretor David Cronenberg. Um clássico do gênero na década de 80. Recomendo a todos os mortais!

O CHAMADO

Acabo de assistir ao filme japonês RINGU - O CHAMADO (1998), do diretor Hideo Nakata. Baseado no livro homônimo de Kôji Suzuki. Belo exemplar do gênero horror/suspense. Recomendo a todos os mortais!

O RENASCIMENTO DO PARTO

Profundamente emocionado e tocado pela mensagem do chocante e esclarecedor documentário O RENASCIMENTO DO PARTO, de Érica de Paula e Eduardo Chauvet. Se um dia eu for agraciado pela paternidade, farei de tudo para que meu filho ou minha filha nasça através de um parto humanizado, com o apoio de pessoas queridas ao redor e com altas doses de amor. Esta película precisa ir para as salas de aula das escolas brasileiras urgentemente. Um salve ao parto natural, sem intervenção cirúrgica nem agressão ao processo poético do nascer! Abaixo ao parto com hora marcada e de lógica comercial!

MALÉVOLA

Acabo de assistir ao filme MALÉVOLA, um reconto do clássico da Disney A BELA ADORMECIDA. O filme rompe paradigmas há muito solidificados no imaginário coletivo e coloca a figura feminina ainda mais no centro das problemáticas envolvidas. Vale a pena conferir, bucaneiros. Salve, salve!

A ONDA

Acabo de assistir ao filme alemão A ONDA, dirigido por Dennis Gansel. Muito interessante para se pensar sobre os conceitos de Autocracia e Anarquia. Recomendo a todos os mortais!

A GRANDE BELEZA

Acabo de ver um filme que ficará eternizado em minhas pobres retinas fatigadas por todo o sempre, tamanha a poesia engendrada. A GRANDE BELEZA é de uma sutileza cruel de mexer nos porões de nossa parca existência mundana. Entrou para o meu cânone! Um salve enorme! Recomendo a todos os mortais!

THE EVIL DEAD

Acabo de assistir ao filme mais bizarro de toda a minha vida. THE EVIL DEAD, de 1981. Não recomendo a nenhum mortal!

A CULPA É DAS ESTRELAS

Acabo de assistir ao filme A CULPA É DAS ESTRELAS. Podem falar o que for, mas a historieta é bonita e emociona para dedéu. Recomendo a todos os mortais!

A GAROTA IDEAL

Acabo de assistir ao filme A GAROTA IDEAL. Recomendo a todos os mortais!

CARRIE, A ESTRANHA

Acabei de assistir ao filme CARRIE, A ESTRANHA na versão original da década de 70 e dirigida por Brian de Palma, baseada no romance de Stephen King, mago do suspense. Um clássico da Sétima Arte.

DOCUMENTÁRIO BBC

Vi agora a edição MARTIN HEIDEGGER da série HUMANO, DEMASIADO HUMANO, da BBC. O documentário começa bem, mas logo se perde numa visão por demais sensacionalista de Heidegger como partícipe do regime nazista de Hitler. Mesmo assim, recomendo a todos os mortais!

1,99

Acabo de assistir ao filme 1,99 - UM SUPERMERCADO QUE VENDE PALAVRAS, de Marcelo Masagão. Recomendo a todos os mortais.


* Imagem retirada do site Deviantart.

2 comentários:

Silvia C. disse...

hahah 'Evil dead' é bacana, até.... feito pra assustar mas fiou tão ruim que as sequencias foram mais pro 'terrir' mesmo rsrsrs
Dessa lista vi poucos mas meu favorito é de longe 'Pulp Fiction', muito bom!!!

Até mais

Daniela Delias disse...

Maravilha ler tuas impressões, G.